• (16) 3617-8044 / (16)3963-3655
  • (16) 98820-0123
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Calibração de equipamentos de medição

A calibração de equipamentos de medição é um sistema que tem como objetivo marcar uma ligação entre padrão definido em um instrumento de medição e um valor padrão referencial para tal equipamento. Em resumo, durante a calibração de equipamentos de medição é estabelecido um padrão aceitável para o equipamento em questão e, a partir desse padrão, é definida a margem de erro do equipamento.

A calibração de equipamentos de medição é importante, pois define um padrão aceitável de medidas para cada tipo de instrumento e garante a seu usuário a qualidade e precisão dos resultados apresentados pelo equipamento.

Alguns dos equipamentos para os quais a calibração de equipamentos de medição é indicada são a autoclave, o termômetro, as estufas incubadoras, sensores de temperatura, malhas e controladores de pressão, lavadoras ultrassônicas, controladores de temperatura, entre outros procedimentos.

A FREQUÊNCIA COM QUE A CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO PODE SER FEITA

A frequência em que a calibração de equipamentos de medição deve ser feita varia de acordo com o que é recomendado por seus fabricantes, mas também é definida a depender de como se usa o instrumento e com qual frequência ele é usado depois de sua aquisição.

Equipamentos usados com muita frequência devem ser submetidos a uma calibração uma vez a cada seis meses. Em contrapartida, um instrumento que é pouco ou quase nunca usado, deve ser submetido ao procedimento uma vez por ano. 

Para que não haja dúvidas sobre quando seu equipamento deve passar por um procedimento desse tipo, existem pesquisas que ajudam a definir qual o melhor momento para fazê-lo, mesmo que não haja uma indicação definitiva. O importante é lembrar que a calibração de equipamentos de medição deve ser feita sempre de acordo com a frequência em que o instrumento é usado.

EMPRESA LÍDER EM CALIBRAÇÃO

A Ancal Calibrações é a líder do mercado de calibração de equipamentos de medição, visando sempre à qualidade de seus serviços e a satisfação de seus clientes. 

Presente em todo o país, a Ancal Calibrações oferece serviços de manutenção de equipamentos usados em hospitais, farmácias, faculdades, indústrias, entre outros, oferecendo serviços de acordo com as normas ABNT e com certificado do IPEM.


Ligue para: (16) 3617-8044 ou clique aqui para entrar em contato via e-mail.