• (16) 3617-8044 / (16)3963-3655
  • (16) 98820-0123
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Calibração de balanças

As balanças são equipamentos muito comuns para a medição e cálculo de peso de diversos materiais, substâncias, líquidos e até mesmo seres humanos. Elas são utilizadas nos mais diversos segmentos, como por exemplo, usinas, indústrias, estabelecimentos comerciais, laboratórios, clínicas e hospitais. Dessa forma, é de extrema importância realizar, de maneira periódica, a calibração de balanças, como forma de garantir a qualidade de medição do aparelho e, assim, não errar em análises e cálculos.

A calibração de balanças deve ser realizada por uma empresa de manutenção especializada, que tenha o reconhecimento do mercado e um ótimo custo-benefício em seus serviços. Além disso, é imprescindível que todos os profissionais tenham certificado e treinamento, o que demonstra credibilidade na atividade prestada.

A IMPORTÂNCIA DO PROCEDIMENTO DE CALIBRAÇÃO DE BALANÇAS

Mais do que evitar a medição incorreta, a calibração de balanças permite averiguar as condições do objeto medido e, assim, perceber se há alterações no estado da matéria. Em hospitais, por exemplo, a partir do peso dos pacientes é possível averiguar doenças como desidratação, obesidade e desnutrição, que estão diretamente associadas com o valor da massa das pessoas. Para executar corretamente a calibração de balanças, é necessário:

  • Seguir corretamente todas as determinações e normas técnicas dos órgãos responsáveis, principalmente, a metrologia legal do Inmetro e a NBR ISO/IEC 17025:2005;
  • Verificar as condições de instalação das balanças e demais equipamentos de medição;
  • Saber que calibração de balanças também envolve procedimentos de manutenção preventiva, que prevê a necessidade de reposição de peças ou a vida útil do equipamento;
  • Serviços de manutenção corretiva, ou seja, quando a falha já ocorreu e é preciso o conserto em caráter emergencial.

QUALIDADE EM PROCEDIMENTOS DE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA COM A ANCAL CALIBRAÇÕES

A Ancal Calibrações realiza procedimentos de manutenção e verificação de componentes hospitalares e laboratoriais, como é o caso do serviço de calibração de balanças. A empresa é reconhecida pela excelência de suas atividades, tendo um corpo de profissionais altamente capacitados e treinados, prontos para atender todas as necessidades de seus clientes. Além disso, a Ancal Calibrações segue corretamente todas as determinações dos órgãos reguladores, demonstrando credibilidade, respeito, ética e compromisso com seus colaboradores e parceiros em todo o território nacional.