• (16) 3617-8044 / (16)3963-3655
  • (16) 98820-0123
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Calibração de micropipetas

As micropipetas são instrumentos de alta precisão, amplamente utilizados nos segmentos industriais, principalmente, no setor químico, farmacêutico e de análises biológicas. A principal função desses itens é realizar a medição e transferência de líquidos e fluidos, através da manipulação cuidadosa dos volumes captados. Entretanto, para garantir a qualidade e desempenho do instrumento, é necessário fazer, de forma periódica, o procedimento de calibração de micropipetas, evitando, assim, a possibilidade de imprecisão de análise, que podem comprometer todos os resultados da pesquisa e/ou estudo.

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO DE CALIBRAÇÃO DE MICROPIPETAS

A calibração de micropipetas deve ser realizada por uma empresa com alto padrão de qualidade e com reconhecimento do mercado, que conte com profissionais técnicos capacitados para o trabalho e operações com instrumentos de medição. O procedimento é muito delicado e, por esse motivo, é necessário que atenda todas as exigências técnicas e regulamentações previstas pelos órgãos responsáveis, como é o caso da NBR ISO/IEC 17025:2005. Além disso, entre outras responsabilidades para a execução do serviço de calibração de micropipetas, temos:

  • Processos de verificação de erros sistemáticos e aleatórios do instrumento, com valores de medição em absoluto ou em potencial, para a análise crítica do certificado;
  • A calibração de micropipetas envolve a inspeção das ponteiras, das condições ambientais de armazenagem do item e nos tipos de líquidos que são frequentemente medidos pelo instrumento;
  • A calibração de micropipetas também inclui a verificação das condições de instalação das micropipetas, já que a operação do equipamento irá influenciar diretamente na qualidade dos procedimentos de análise.

QUALIDADE EM SERVIÇOS DE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE ANÁLISE COM A ANCAL CALIBRAÇÕES

A Ancal Calibrações é especialista na execução de serviços de manutenção e verificação de instrumentos de análise laboratoriais e químicas, como é o caso do procedimento de calibração de micropipetas. A empresa atende, em especial, o segmento hospitalar, químico e farmacêutico, sempre visando a satisfação de seus clientes e alto padrão de qualidade em atividades de inspeção, de acordo com a NBR ISO/IEC 17025:2005. Além disso, a Ancal Calibrações investe constantemente no aprimoramento técnico de seus profissionais, que estão dispostos a atender todas as especificações de seus clientes em todo o território nacional.