• (16) 3617-8044 / (16)3963-3655
  • (16) 98820-0123
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qualificação térmica autoclave

A autoclave é um equipamento utilizado em hospitais, laboratórios e outros locais da área médica para fazer a esterilização de materiais, evitando a contaminação e garantindo a segurança tanto dos pacientes como dos profissionais da área médica. A qualificação térmica autoclave garante que o equipamento funcione adequadamente, cumprindo seu objetivo.

A qualificação térmica autoclave é importante para validar o processo de esterilização, garantindo que o estabelecimento esteja de acordo com a lei RDC 15 (Resolução da Vigilância Sanitária) e com as exigências da ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou outro órgão acreditador. 

QUALIFICAÇÃO TÉRMICA AUTOCLAVE – INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Diferente da validação completa do processo de esterilização do equipamento, que segundo as normas nacionais e internacionais deve ser feito apenas na instalação do equipamento e em algumas exceções, a qualificação térmica autoclave e a sua calibração devem ser feitas anualmente, a cada 12 meses. 

A qualificação térmica autoclave, assim como sua calibração, devem ser feitas dentro dos prazos, pois seu atraso, além de multa pode gerar a suspensão de funcionamento do estabelecimento pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Alguns fatores devem ser considerados na escolha de um prestador de serviços de qualificação térmica autoclave, como se essa empresa é registrada no CREA (Conselho Regional de  Engenharia e Agronomia) para realizar essa atividade, assim como se os profissionais envolvidos na tarefa têm a formação necessária para realizá-la.

Outro cuidado ao escolher um prestador de serviços de qualificação térmica autoclave é se o equipamento validador utilizado tem a precisão necessária e se seus padrões estão calibrados em laboratório certificado pelo Inmetro. Esses cuidados são necessários para garantir que a autoclave continua com a qualidade necessária para garantir a segurança na esterilização dos equipamentos.

ANCAL CALIBRAÇÕES - EFICIÊNCIA NA CALIBRAÇÃO E QUALIFICAÇÃO TÉRMICA DE EQUIPAMENTOS

Localizada em Ribeirão Preto (SP), a Ancal Calibrações atua com calibração e assistência técnica  de equipamentos médico hospitalares localizada em todo o país. Seus serviços de metrologia estão de acordo com a  ABNT ISO/IEC 17025:2005 e a calibração dos equipamentos é feita com a rastreabilidade a RBC (Rede Brasileira de Calibração). Certificada pelo IPEM, a empresa tem como clientes hospitais, farmácias de manipulação, laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue, faculdades, usinas e indústrias, entre outros.