• (16) 3617-8044 / (16)3963-3655
  • (16) 98820-0123
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qualificação térmica de equipamentos

Tendo em vista assegurar a qualidade e assertividade de equipamentos que precisam de controle de temperatura, a qualificação térmica de equipamentos tem a função de manter a uniformidade de temperatura dentro de equipamentos responsáveis por realizar esterilizações, inibindo possíveis falhas.

A qualificação térmica de equipamentos é realizada por meio de sensores de temperatura dentro do equipamento, conectados a um sistema de dados que irá assistir todo o processo para que os dados relatados no sistema não sejam alterados depois do procedimento.

COMO A QUALIFICAÇÃO TÉRMICA DE EQUIPAMENTOS É FEITA

Para saber se o equipamento está funcionando de maneira correta e repetitiva e se tem atingido os padrões definidos de acordo com seu uso, a qualificação térmica de equipamentos é feita por meio de avaliação de condições de temperatura durante o funcionamento da máquina.

A qualificação térmica de equipamentos é recomendada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aparelhos que sejam usados para desinfecção, esterilização ou ainda para equipamentos que tratem material biológico. Esses aparelhos podem ser autoclaves, estufas incubadoras, câmaras climáticas, seladora de papel cirúrgico, etc.

A qualificação térmica de equipamentos é importante, pois garante ao equipamento, e a quem o utiliza, a qualidade de seus serviços e a apuração de resultados garantidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Etapa final de todo um processo de avaliação, a qualificação térmica de equipamentos faz parte de uma cadeia de avaliações que começa com a qualificação de instalação, passa pela qualificação de operação, seguida pela qualificação de desempenho, chegando à qualificação térmica e deixando o aparelho de acordo com as normas exigidas pelos órgãos reguladores. 

A partir desse processo, é feita uma documentação, detalhando todo o processo de qualificação e atestando a operacionalidade do equipamento de acordo com o que é exigido, terminando com um relatório que declara a capacidade de operação da máquina.

QUALIFICAÇÃO TÉRMICA DE EQUIPAMENTOS É NA ANCAL CALIBRAÇÕES

A Ancal Calibrações é líder no mercado nacional de qualificação térmica de equipamentos usados em processos dos setores hospitalares, farmacêuticos, industriais e de usinas, garantindo um serviço de qualidade, além de sempre priorizar a satisfação de seus clientes.

Seus serviços de manutenção de equipamentos usados em hospitais, farmácias, faculdades, indústrias, entre outros, se destacam por seguirem as normas ABNT.


Ligue para: (16) 3617-8044 ou clique aqui para entrar em contato via e-mail.