• (16) 3617-8044 / (16)3963-3655
  • (16) 98820-0123
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qualificação térmica de estufas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipula, por meio da resolução RDC 17/2010, a obrigatoriedade da qualificação térmica de estufas. Isso é necessário, pois a estufa se categoriza como um equipamento que causa impacto direto na qualidade de um produto. Por isso, manter sua operação em dia é fundamental para a segurança. 

Apesar de ser uma obrigação, muitas pessoas ainda não sabem o que é a qualificação térmica de estufas. Sendo assim, é importante destacar que a qualificação é um conjunto de processos empregados para testar, e também documentar, se a estufa está instalada corretamente e funciona de maneira adequada.

Podemos explicar ainda a qualificação térmica de estufas como um processo metrológico empregado para coletar dados de temperatura, tempo, umidade e pressão visando documentar seus ciclos com ou sem carga. A ideia é estabelecer qual o tempo e a carga ideal para sua operação. 

BENEFÍCIOS DA QUALIFICAÇÃO TÉRMICA DE ESTUFAS

Certamente, o principal benefício da qualificação térmica de estufas é o fato de que o funcionamento das estufas poderá contar com muito mais segurança. No entanto, há outras vantagens que também devem ser levadas em consideração. 

Por exemplo, caso o equipamento não esteja atuando de maneira devida a qualificação térmica de estufas irá identificar isso. Nesse sentido, o equipamento poderá passar por um serviço adequado para que possa voltar a funcionar corretamente. A qualificação térmica de estufas ainda proporciona a garantia da confiabilidade da estufa. O serviço também minimiza possíveis falhas nos processos de operação e evita danos nos produtos dentro da estufa. 

Por ser um serviço obrigatório por lei, a qualificação térmica exige que uma empresa de confiança e de qualidade possa realizar o serviço. Nesse sentido, é fundamental contar com uma empresa que seja especializada na área, uma vez que essa contará com equipamentos adequados e profissionais capacitados. 

EMPRESA DE QUALIFICAÇÃO TÉRMICA DE ESTUFAS

A Ancal Calibrações, por exemplo, é uma excelente empresa para realizar a qualificação térmica de estufas. Isso, porque ela atua em conformidade com a ABNT ISO/IEC 17025:2005, conta com um laboratório completo e profissionais gabaritados. Além disso, sua atuação preza por oferecer serviços de calibração e manutenção com alto nível de qualidade, segurança e confiabilidade.